Voltar

Via Cristais intensifica recapeamento do pavimento na BR-040

  • Operações noturnas entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, para garantir fluidez do trânsito nos trechos com maior volume de tráfego 
  • O trabalho aumentará a segurança viária e o conforto para condução  
  • As condições do pavimento estão melhorando gradativamente, de acordo com a programa de intervenção rápida da Via Cristais 

A Via Cristais, subsidiária da VINCI Highways e concessionária do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), intensificou sua programação de recapeamento de pavimentos como parte de sua primeira onda de ações de melhoria.  

O trabalho está focado nas áreas que mais precisam de reparos, com atenção especial para o trecho entre Felixlândia e Belo Horizonte (MG), onde o tráfego é mais intenso. O escopo inclui reparos profundos de pavimento, fresagem para remover camadas deterioradas, recapeamento completo e melhorias de drenagem. 

São seis equipes operando simultaneamente, inclusive durante à noite, principalmente entre Ribeirão das Neves e Belo Horizonte (MG). Durante toda a operação, o monitoramento de tráfego ocorrerá 24 horas por dia, 7 dias por semana e, em zonas de pista única, o fluxo de carros será controlado por sinalização de Pare/Siga.  

As obras estão previstas para serem concluídas em outubro, a depender das condições climáticas. A concessionária pede aos motoristas que fiquem atentos e sigam a sinalização afixada ao longo do trecho. 

A campanha de recapeamento da Via Cristais faz parte da primeira onda de medidas de resposta rápida lançadas no início das operações, em 11 de março. Esta fase se concentra em atualizações imediatas para melhorar a segurança viária e as condições de viagem.  

“Essa série de ações de melhoria marca o início de um novo impulso para a BR-040, com mais segurança, eficiência e um padrão internacional de qualidade das vias”, afirma Geraldo Affonso, diretor de Engenharia da Via Cristais.  

Desde que assumiu a operação da rodovia, a concessionária já atendeu a mais de 4.500 solicitações de assistência somente entre 11 de março e 30 de abril, incluindo avarias mecânicas e emergências médicas.